Quem é quem
Conheça a equipe por trás da BRB Serviços
Diretoria Colegiada
Nome
Cargo
Juliana Gonçalves Navarro
Presidente
Graduada no ensino superior, no curso de Direito da PUC-PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba) – PR; pós-graduada pela Escola Superior do Ministério Público do Paraná; pós-graduada pela Escola Superior da Magistratura do Distrito Federal no Curso de Atualização para Carreiras Jurídicas e Pós-graduada em Direito do Trabalho. No período de 2013 a 2015 atuou como Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da Subseção do Gama – DF; e como Secretária do Colégio de Presidentes de Subseções, da OAB do Distrito Federal. De 2015 a 2016 foi Secretária Geral Adjunta da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional DF; Entre 2016 e 2018, ocupou o cargo de Conselheira Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional DF; Foi Administradora da Região Administrativa do Gama- DF. Desde 2019 é Diretora de Operações na BRB Serviços, assumindo a Presidência em Abril de 2024.
Renato Pereira da Silva Neves
Diretor de Controladoria, Administração e Finanças
Formado em Administração pela UPIS, com pós-graduação em Relações Internacionais pela UnB e certificação CPA 20 pela Anbima. Possui experiência internacional com cursos de Business English em Londres e imersão em Boston. Com mais de 15 anos de experiência em empresas como Grupo Euroseg e Belavia, BAT Brazil e Souza Cruz, tem ampla atuação em gestão estratégica, compliance, marketing global e liderança de equipes. Diretor Executivo do Grupo roseg e Belavia, com destaque no crescimento de faturamento e implementação de sistemas integrados de gestão, Desde agosto de 2024 é Diretor de Controladoria, Administração e Finanças na BRB Serviços.
Daniel de Souza Lima Mendes
Diretor de Inovação e Tecnologia
Formado em Sistemas de Informação pela UniEURO e especializado em Qualidade e Teste de Software pela UniCeuma, Daniel possui mais de 19 anos de experiência em TI, com mais de 12 anos em gestão de equipes de alta performance. Atualmente, é Diretor de Inovação e Tecnologia na BRBCARD, com vasta experiência em segurança da informação, recuperação de desastres, continuidade operacional e gestão de capacidade. Atuou como Gerente de Segurança e DPO, além de liderar equipes de TI em operações de Cloud, Datacenter, Cybersecurity, Desenvolvimento e Qualidade. Também foi Auditor Interno de TI, com expertise em governança, compliance e frameworks como COSO, COBIT, TOGAF e ITIL. Membro do Disaster Recovery International Institute (DRII), certificado CBCP e vExpert, e tem uma sólida carreira em implementação de soluções de infraestrutura de TI, com destaque em virtualização e otimização de Datacenters. Participou de apresentações internacionais como o Mastercard Innovation Forum (EUA) e Security Day 2023 (Brasil), e foi premiado diversas vezes por seus projetos de inovação e otimização de infraestrutura.Certificações: ITIL v3 Foundation; CBCP – Certified Business Continuity Professional (DRII); vExpert 2018/2019/2020/2021. Prêmios: Efinance 2011 – Virtualização; Efinance 2015 – Otimização de Infraestrutura; Efinance 2017 – Arquitetura de Alta Disponibilidade. Atividades Externas:VMUG Leader – Brasília Chapter (2015-2021) Desde abril de 2024 é Diretor de Inovação e Tecnologia na BRB Serviços.
Conselho de Administração
Nome
Cargo
Cristiane Maria Lima Bukowitz
Presidente do Conselho
Graduada em Ciências – Licenciatura pela Universidade Católica de Brasília e Pós-Graduada em Administração de Negócios pela IBMEC Business School. Foi Professora de 1986 a 1990. É funcionária concursada do BRB – Banco de Brasília desde 18/09/1990, onde acumulou experiência profissional exercendo diversos cargos, como Assistente, Gerente de Processos, Chefe de Departamento, Gerente de Processos, Gerente Executivo, Diretora de Operações, Gerente de Área, Diretora Presidente da Financeira BRB e Superintendente. Tendo exercido, até então, o cargo de Diretora Executiva de Gestão de Pessoas do banco BRB.
Bruno Rangel Avelino da Silva
Vice-Presidente do Conselho
Bacharel em Direito pelo Centro Universitário UDF, mestre em Direito pelo Centro Universitário UniCeub e Doutorando em Direito pela Universidade de Brasília – UnB, Bruno Rangel tem ampla experiência na advocacia privada, também já tendo atuado como Conselheiro Fiscal da BRBCARD, chefe da Procuradoria Jurídica e posteriormente Diretor Jurídico da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (CAESB) e atuou na Consultoria Jurídica do então Ministério do Esporte e Turismo (2001-2002). Na esfera acadêmica, foi professor substituto da Universidade de Brasília, nas disciplinas de Responsabilidade Civil, Contratos, Teoria Geral do Direito Privado, Direito da Família e Direito Industrial; além ter atuado como professor na pós-graduação em Direito Eleitoral da Universidade Federal do Tocantins e na mesma matéria para a graduação, na UDF.
Jorge Andre Souza Periquito
Membro do Conselho
Advogado com especialização em Direito Administrativo e Empresarial pela Universidade Promove e Publicitário formado em Marketing e Publicidade pelo Centro Universitário Newton Paiva. Profissional com ampla experiência em relações institucionais, gestão pública e articulação política, tendo atuado como Diretor de Assuntos Legislativos da CBF, Vice-Presidente do Conselho Político do Senado Federal e Assessor da Presidência do Senado. Possui sólida trajetória na administração pública, ocupando cargos de liderança na Prefeitura de Contagem, na Fundação UTRAMIG e no Banco Bradesco. Atuou como professor universitário na Universidade Santa Úrsula e desempenhou funções estratégicas na OAB Nacional e OAB Minas Gerais. Destaca-se pela expertise em análise legislativa, planejamento estratégico, coordenação de equipes e desenvolvimento de políticas públicas
Marcelo da Cunha de Mello Reisman
Membro do Conselho
Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e Pós-Graduado em Direito com ênfase em Direitos Indisponíveis pela Faculdade Projeção. Atuou na Câmara Legislativa do Distrito Federal de 1995 a 2005, exercendo diversas funções administrativas e de assessoria parlamentar. Foi Coordenador de Expansão Econômica no Governo do Distrito Federal entre 2005 e 2007. Desde 2010, é servidor concursado do Ministério Público Federal, onde acumulou experiência como Chefe do Núcleo de Inquéritos Policiais, Chefe da Divisão Criminal da PRDF e como Chefe Substituto do Núcleo de Atendimento ao Cidadão. Atualmente atua na Integração entre Poder Judiciário e o Ministério Público Federal na Procuradoria Geral da República. Possui ampla formação complementar em áreas como Direito Administrativo, Gestão Pública, Liderança e Comunicação Institucional.
Conselho Fiscal
Nome
Cargo
Wendel Lemes de Faria
Presidente do Conselho
Advogado com mais de 20 anos de experiência, especializado em Direito Penal, Processual Penal e Direito Público, com graduação em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília-CEUB (2000) e pós-graduação pela ATAME (2011). Exerce advocacia em diversas áreas, incluindo tribunais superiores (STF, STJ, TST, TRF), com atuação destacada em contratos, pareceres e consultas nos ramos civil, criminal e trabalhista. Foi docente universitário em Teoria Geral do Processo na Factu (2000). Conselheiro da OAB/DF (2013-2018), Procurador Geral da Comissão de Prerrogativas da OAB/DF (2013-2018). Presidente da 3ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/DF (2013-2018). Conselheiro do BRB Seguros. Também atuou como advogado do Sindicato dos Policiais Civis do DF- SINPOL (2001-2015). Atualmente exerce o cargo de Corregedor do Metrô-DF e Presidente do Conselho Fiscal da BRB Serviços. Reconhecido por serviços prestados à sociedade, recebeu diplomas de honra da OAB/DF e da Câmara Legislativa do DF. Fluente em inglês, com formação pela Casa Thomas Jefferson (2003).
João Bosco Prudente
Membro do Conselho
Graduado em Direito pela Universidade Católica de Goiás (atual PUC). Iniciou sua carreira jurídica como Advogado em janeiro de 1998 na área empresarial, especificamente com Falência e Concordata (substituída pela Recuperação Judicial). Foi patrono na crise financeira de várias empresas construtoras, o que o capacitou para representar como advogado a maior falência do país (Encol S/A) nos Tribunais Superiores por quase 20 anos. Foi Chefe-Adjunto do Jurídico da Secretaria de Saúde do DF. E, já acumula, aproximadamente, 15 anos em Conselhos Fiscais e de Administração no BRB – Banco de Brasília e demais empresas do Conglomerado.
Vitor Paulo Araújo dos Santos
Membro do Conselho
Atuou como Secretário de Estado de Relações Institucionais do Distrito Federal, de 2019 a 2022. Graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho (UFG), com especialização em Radialismo e Jornalismo Político; Jornalista Profissional DRT/DF; Radialista Profissional- DRT/DF e Pós-graduado em Linguística pela Universidade de Brasília (UNB).
Comitê de Compras e Contratações de Novos Negócios
Nome
Cargo
Ygor Gustavo da Silva Araujo
Coordenador Membro
Estudante de Processos Gerenciais no Centro Universitário IESB, possui sólida formação e qualificação na área Administrativa, Compras e Contratações. Ao longo de sua trajetória profissional, complementou sua expertise com diversos cursos, incluindo Auditoria e Controle para Estatais, Compras Públicas em Estatais, Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos e LGPD, entre outros. Ingressou na BRB Serviços em 2018 como Agente de Portaria, destacando-se pela dedicação e pelo comprometimento em conhecer a fundo a organização. Sua constante busca por aprendizado e aprimoramento levou à conquista de novas oportunidades, assumindo os cargos de Assistente Administrativo e, posteriormente, Analista Administrativo. Com mais de quatro anos de experiência na gestão administrativa e de pessoas, desenvolveu um entendimento aprofundado das operações internas da empresa. Em agosto de 2024, assumiu a Coordenação Administrativa, consolidando sua atuação na gestão corporativa e reforçando seu compromisso com a eficiência organizacional e o desenvolvimento contínuo da companhia.
Nagiane Novais de Oliveira
Membro
Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – Uniceub, com pós-graduação em Direito de Família e em Direito e Processo do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Direito e Processo Civil e MBA em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios. Entre 2017 e 2020, atuou como advogada na sociedade Alves, Lundgren & Novais Adv. Associadas, com experiência nas áreas Cível, Previdenciária e Trabalhista. No período de 2017 a 2018, atuou como advogada voluntária no Núcleo de Assistência Jurídica da OAB-DF e na Defensoria Pública do DF, colaborando em processos jurídicos relacionados às mesmas áreas. Em 2021, iniciou suas atividades na BRB Serviços como Advogada Plena, prestando consultoria jurídica aos diretores e presidente da Companhia, com atuação em processos judiciais, pareceres e revisão de contratos. Desde 2024, ocupa o cargo de Gerente Comercial e de Novos Negócios na mesma instituição, focando na expansão de produtos e serviços da Companhia e formalização de parcerias estratégicas.
Daniella Aparecida Gonçalves dos Santos
Membro
Graduada em Direito pelo Centro Universitário Euro americano – Unieuro. Entre 2015 e 2017, atuou como Estagiária de Direito na Consultoria Jurídica da Companhia Imobiliária de Brasília – TERRACAP. No período de 2021 a 2022, exerceu a função de Auxiliar de Apoio Jurídico na Coordenação-Geral de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social do Ministério da Educação – MEC. Em fevereiro de 2022, iniciou suas atividades na BRB Serviços, como Analista de Compliance no Contrato de Prevenção à Lavagem de Dinheiro – PLD. Entre 2022 e 2023, desempenhou a função de Analista de Produtos Bancários no Contrato de Backoffice da BRB Card. Desde janeiro de 2023, ocupa o cargo de Analista Administrativa de TI na Gerência de Tecnologia.
Lúcio Pedrosa dos Santos
Membro
Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Anhanguera do Distrito Federal (DF), com Certificação FBB 100, possui 18 anos de experiência nas áreas de Recuperação de Crédito Judicial e Extrajudicial, atuando tanto no setor de Varejo (Pessoa Física) quanto no Corporativo (Pessoa Jurídica). Sua trajetória é marcada por forte liderança estratégica e na gestão de equipes de alto desempenho. Em 2021, foi jurado do Prêmio Best Performance, o mais prestigioso prêmio de crédito e cobrança do Brasil, na sua 6ª edição, organizado pelo CMS Group. Desde fevereiro de 2018, ocupa o cargo de Coordenador de Recuperação de Crédito na BRB Serviços e, atualmente, integra os comitês de Risco e Integridade e de Compras e Contratações.
Comitê de Ética e de Pessoas
Nome
Cargo
Fernanda Santos Figueiredo Galeno
Membro
Profissional com 13 anos de experiência nas áreas de Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos e Planejamento Estratégico. Atualmente, é Gerente de Governança e Compliance na BRB Serviços, onde lidera iniciativas para aprimorar práticas de Governança e Compliance, além de atuar no desenvolvimento de estratégias para a sustentabilidade organizacional. Com forte habilidade em liderança e tomada de decisão, atuou em empresas como BRB Seguros, Cartão BRB, Previdência BRB e na Secretaria de Planejamento do Governo do Distrito Federal (SEPLAG – GDF). Possui MBA em Compliance e Gestão de Riscos, MBA em Governança Corporativa e pós-graduação em Administração Estratégica, além de formação em Gestão de Negócios e Inovação. Detém certificações em governança estratégica, gestão de riscos e compliance.
Thiago Rafael Gomes Caraciole
Membro
Profissional com sólida formação acadêmica, sendo Bacharel em Ciências Contábeis e Administração pela Faculdade Projeção, com MBA em Legislação Trabalhista e Direito Previdenciário, além de especialização em Compliance, Contabilidade e Direito Tributário pelo BSSP Centro Educacional. Thiago acumulou uma vasta experiência em diversas posições de liderança, tendo atuado em empresas como Maqcampo | John Deere, onde foi Coordenador Contábil Fiscal e Coordenador de Departamento Pessoal. Durante sua trajetória, contribuiu para a implementação de parametrizações financeiras, contábeis e trabalhistas em sistemas ERP. Atualmente, ocupa o cargo de Gerente de Controladoria na BRB Serviços, sendo responsável pelo fechamento financeiro e elaboração de relatórios precisos, sempre em conformidade com as políticas corporativas e requisitos contábeis (BRGAAP e IFRS). Com expertise em gestão financeira, orçamentária e controles internos, Thiago lidera processos para mitigar riscos e apoia as áreas funcionais da empresa, assegurando a conformidade com as práticas de governança corporativa. Sua experiência também inclui o atendimento a auditorias externas e a elaboração de demonstrações financeiras e notas explicativas.
Eduardo Mendanha Resende
Membro
Formado em Direito pelo Centro Universitário UniEuro, com pós-graduações lato sensu em Gestão Pública (Faculdade Focus), Direito e Processo do Trabalho (Faculdade Fortium) e Direito Público Licitatório (Faculdade Focus). Integra a equipe da BRB Serviços desde 2012, onde desempenhou diversas funções, incluindo: Coordenador de Licitações e Processos, Gerente Comercial e de Licitações, Consultor Jurídico, Gerente Comercial e de Novos Negócios. Desde janeiro de 2024, exerce a função de Consultor da Diretoria.
Vanusa Regina Costa
Membro
Profissional com mais de 24 anos de experiência na área de Departamento Pessoal, atuando em cargos de liderança e gestão em empresas de grande porte, como Votorantim, CIPLAN e Grupo Sabin. Especialista em folha de pagamento, benefícios, legislação trabalhista e negociações sindicais, além de possuir forte atuação na supervisão e capacitação de equipes. Possui MBA em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva pelo IPOG e graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Triângulo Mineiro. Tem experiência na implementação e migração de sistemas ERP (TOTVS, SAP, SÊNIOR, entre outros), além de participação em projetos estratégicos, como reestruturação de DP, expansão de unidades e auditorias em folha de pagamento. Compõe o quadro da BRB Serviços na área de Coordenação de Recursos Humanos desde 2024.
Comitê de Riscos e Integridade
Nome
Cargo
Angela Amaro da Silva
Coordenadora Membro
Bacharel em Administração com Habilitação em Análise de Sistemas Gerenciais pela FACITEC, pós-graduada em MBA em Gestão da Qualidade e Engenharia da Produção pelo IPOG e em Gestão de Processos Acadêmicos pelo Centro Universitário Projeção. Certificada em Compliance Anticorrupção–CPC-A. Com mais de 20 anos de experiência em Gestão Administrativa, Qualidade, Processos, Riscos, Controles Internos, Governança e Compliance, liderou a implementação de sistemas de gestão, como ISO 9001, 14001 e 45001, além de atuar no mapeamento de processos e auditorias. Trabalhou em empresas do setor hospitalar e como consultora autônoma, prestando assessoria para obtenção de AFE e Licença Sanitária. Atualmente, coordena a gestão de riscos operacionais e controles internos na BRB Serviços S.A., sendo responsável pela implantação da unidade de controles internos e pelo suporte à governança corporativa. Habilitada a assinar como Administrador (RTA) e prestar consultoria em PCCS.
Lúcio Pedrosa dos Santos
Membro
Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Anhanguera do Distrito Federal (DF), com Certificação FBB 100, possui 18 anos de experiência nas áreas de Recuperação de Crédito Judicial e Extrajudicial, atuando tanto no setor de Varejo (Pessoa Física) quanto no Corporativo (Pessoa Jurídica). Sua trajetória é marcada por forte liderança estratégica e na gestão de equipes de alto desempenho. Em 2021, foi jurado do Prêmio Best Performance, o mais prestigioso prêmio de crédito e cobrança do Brasil, na sua 6ª edição, organizado pelo CMS Group. Desde fevereiro de 2018, ocupa o cargo de Coordenador de Recuperação de Crédito na BRB Serviços e, atualmente, integra os comitês de Risco e Integridade e de Compras e Contratações.
Yanne Souza Cunha de Brito
Membro
Graduada em ensino superior no curso de Engenharia de Produção na Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduada em Gestão e Controladoria Governamental pela Faculdade JK. Possui experiência em melhoria de processos, mapeamento, propostas de novos fluxos, gestão por processos e gestão de projetos. Atuou como Analista de Processos em um projeto do Exército Brasileiro em prol da implementação do novo sistema para o órgão, a nível nacional. Desde 2022 ocupa o cargo de Coordenadora de Processos na Gerência de Operações de Governo (GEGOV) da BRB Serviços, atuando diretamente na equipe do BRB Mobilidade. O cargo de Coordenação de Processos visa monitorar, avaliar e otimizar os processos da Gerência, bem como os resultados alcançados, controle de metas, gestão de pessoas, desenvolvimento de relatórios, entre outros
Comitê de Segurança da Informação
Nome
Cargo
Wallace Angelo
Coordenador Membro
Graduado em Engenharia de Redes pela Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (FATEP) em 2006, com pós-graduação em Governança em Tecnologia da Informação e diversas certificações e atualizações na área. Profissional de Tecnologia da Informação desde 1998, possui ampla experiência em gestão de infraestrutura, desenvolvimento e suporte técnico. Ingressou na BRB Serviços S.A. em 2011 e, atualmente, ocupa o cargo de Gerente de Tecnologia da Companhia.
Gabriel Henrique Ribeiro de Souza
Membro
Graduado em Educação Física pela Faculdade Alvorada, com pós-graduação em Gestão de Projetos pelo SENAC/DF. Profissional conceituado na área de gestão de operações, com cerca de 14 anos de experiência. Iniciou sua trajetória como Supervisor de Operações – Atendimento ao Cliente na Contax, onde atuou de 2009 a 2013. Em seguida, ingressou na CTIS, exercendo o cargo de Coordenador de Relacionamento com o Cliente entre 2013 e 2015. Posteriormente, atuou como Coordenador de Planejamento Estratégico na SONDA, de 2015 a 2017. Entre 2017 e 2019, integrou a equipe da TIVIT LATAM, e em 2019 assumiu a posição de Gerente de Operações na Vector, onde permaneceu até 2020. Retornou à SONDA em 2020 como Gerente de Contratos, função que desempenhou até 2022. Ao longo de sua trajetória, adquiriu ampla experiência em gestão de suporte ao cliente, serviços financeiros e bancários. Durante sua carreira, foi reconhecido com prêmios importantes, como o 3º lugar no XIX Prêmio ABT – Excelência no Atendimento ao Cliente e o Prêmio Nacional de Telesserviços – 5ª Edição Nacional (2012). Desde 2022, atua como Gestor de Contratos, tanto no setor público quanto em contratos de empresas do conglomerado do Banco BRB. Suas principais responsabilidades incluem a liderança de equipes, implementação de estratégias de planejamento e compromisso com a experiência do cliente, sempre focado em elevar os padrões de qualidade e eficiência em todos os projetos.
Gleyce Kelly de Assis Souza Silva
Membro
Graduada em Sistemas de Informação pela Faculdade Projeção, com especializações em Governança em TI, Arquitetura e Desenvolvimento de Sistemas pela instituição acadêmica GranFaculdade e Gestão de Projetos na instituição acadêmica SENAC. Iniciou sua trajetória profissional no BRB Serviços S/A em 2012, onde ocupou diferentes cargos, começando como Assistente de TI e passando por posições de Suporte Técnico, Service Desk e Analista de Sistemas, sempre com foco no desenvolvimento e suporte de sistemas de TI. Em 2020, Gleyce assumiu a posição de Analista de Desenvolvimento de Sistemas, onde foi responsável pela análise e especificação de requisitos, execução e monitoramento de projetos. Entre 2022 e 2024, atuou como Coordenadora de Desenvolvimento de Sistemas, liderando equipes e participando ativamente das decisões estratégicas. Desde setembro de 2024, ocupa o cargo de Gerente de Inovação, sendo responsável pelo mapeamento e otimização de processos, melhoria da experiência do cliente e adoção de tecnologias inovadoras, trazendo uma nova forma de consumir um produto ou serviço da organização, como automação e inteligência artificial. Possui uma série de certificações, incluindo Scrum no Contexto do Serviço Público (2024), Inteligência Artificial no Contexto do Serviço Público (2023), Camunda BPM Platform (2023) e SCRUM Foundation Professional Certificate (2020).
Endereço
Brasília-DF